sexta-feira, 25 de março de 2016

Via Algarviana, em vários atos



A Via Algarviana


Caminhos? Caminhos há muitos!

Este é um projeto há muito adiado, reavivado no Verão passado, em setembro, enquanto palmilhava os trilhos do Trail do Lince e me cruzei com várias marcas do percurso da Via Algarviana.

A Via Algarviana é uma Grande Rota Pedestre que liga Alcoutim ao Cabo de São Vicente, com uma extensão de 300 km e atravessando 11 concelhos do Algarve (Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves, Monchique, Lagos, Portimão e Vila do Bispo).

A missão que me auto-propus e, como tal, aceitei e abracei fervorosamente, será fazer o percurso de forma faseada, aquando das visitas regulares aos meus pais, no Algarve.

O plano não é muito ambicioso - propus-me concluir dois setores de cada vez, já que a divisão do percurso está adaptada a caminheiros. Como ainda acredito que conseguirei manter um trote ligeiro, poderei completar dois setores em cada dia. Estou certa que terei que rever a estratégia quando chegar ao setor que inicia em Silves e termina lá em cima, em Monchique!

Fora uma dezena de quilómetros que já tive oportunidade de percorrer perto de casa, no concelho de Silves, desconheço o que me espera. A expectativa é grande e vou antecipando o momento da chegada ao extremo Sudoeste deste nosso País, no Cabo de São Vicente, um pouco a Norte da Ponta de Sagres, onde esta aventura terminará - só não sei precisar quando!

Amanhã é o dia "1". Comecarei de manhã cedo em Alcoutim e, se tudo correr bem, terminarei nas Furnazinhas, 38,5 km depois. Contarei com o apoio logístico do meu pai, já que as dificuldades para chegar ao ponto de partida e chegada constituiriam seguramente a maior aventura do dia!

Etimologicamente, o termo "Páscoa" é originário do latim Pascha e deriva do hebraico Pessach/Pesach, que significa "a passagem". Em véspera de dia de Páscoa, espero que a minha passagem pela Via Algarviana seja abençoada!

2 comentários:

  1. Espero fazê-la um dia. Em autonomia. Preciso é de boleia até Alcoutim :)
    Bom caminho, algarvia(na)!

    ResponderEliminar